segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vinhoterapia



 O vinho desde sempre desempenhou um papel relevante na evolução da medicina. O seu uso curativo, muito ligado a religiosos e curandeiros, é evidente ao longo da História. Cleópatra do Egipto era conhecida por banhar-se em vinho. Hoje sabemos as poderosas capacidades anti-envelhecimento das substâncias contidas no vinho, que são as mesmas dos cremes anti-rugas. Egípcios, Hipócrates, Haleno, Avicena, Pasteur, entre ficaram conhecidos por usarem o vinho pelas suas propriedades medicinais. A Vinoterapia moderna teve contudo o seu início há cerca de uma década, em França, aquando do estudo dos polifenóis. Estes têm como principais efeitos:
•    Antioxidante
•    Relaxante
•    Regenerador da pele (Anti-envelhecimento)
•    Circulatório
•    Desintoxicante
 Outros benefícios claros da Massagem com Pindas são o aumento do poder de concentração e atenção, a elevação do estado de consciência e uma sensação de energia vital.
 Especialmente se ainda não experimentou, esta massagem pode ser uma experiência única e marcante para si. Sempre que desejar cuidar bem de si, lembre-se desta possibilidade - à sua disposição no Porto de Vista.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ESTÁGIOS DA ACNE

O que é ACNE?
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
Manifestações clínicas
A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).
O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
acne comedoniana
Mais fotos
Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Mais fotos
Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
acne cistica
Mais fotos
Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

Mais fotos
Tratamento
Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.
O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.
A limpeza de pele, que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.
Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.
acne 
FONTE: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/acne.shtml